Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
Quem é o real Messias de Yisrã’el?

O debate a respeito do Mãshiach tem prolongado mais de 2000 anos, e até hoje não há um consenso geral. Houveram muitos Meshiachim (Messias) ao longo destes 2000 anos, mas vamos focar aqui apenas nas duas principais vertentes do debate que são: O Messias judeu (que ainda vai aparecer) e Yeshua. É importante ressaltar que Yeshua será detalhado conforme os conceitos judaicos de acordo com os escritos, o que é diferente do Jesus dos Cristãos.

Uma breve definição

O messias esperado:

  • Descendente de Dhãwidh;
  • Um ser humano;
  • Construirá o terceiro Templo Sagrado;
  • Levará todos os judeus de volta à Terra de Israel;
  • Introduzirá uma era de paz mundial, e terminará com o ódio, opressão, sofrimento e doenças;
  • Divulgará o conhecimento universal sobre o Elohim de Israel, unificando toda a raça humana como uma só.

O Messias esperado pelos judeus em resumo era no passado um guerreiro, mas hoje é um líder político.

Yeshua:

  • Descendente de Dhãwidh;
  • Uma manifestação de YHWH, porém 100% humano;
  • Ergueu a casa de YHWH (seu próprio corpo);
  • Ensinou ao Povo o cumprimento da Torãh e ordenou aos seus Tal’midhim (discípulos) a ensinar a todos sobre as Boas Novas;
  • Está sentado à destra do Pai, aguardando o reino de YHWH, para governar o seu Povo eternamente.

Yeshua foi um pastor, que foi rejeitado, morreu e ressuscitou e aguarda para reinar.

Por certo ponto, ambos estão de acordo, mas por outros pontos, estão divergentes. Mas o objetivo aqui não é conciliar, e sim, analisar quem realmente é o Mãshiach. Devemos esperar um outro ou devemos reconhecer Yeshua?

Analisando as profecias

Vamos analisar através das referências judaicas e nas escrituras o que realmente é obra do Mãshiach.

O Mãshiach vai reunir o Povo de Elohim

Conforme a visão judaica tradicional, o Mãshiach vai congregar todo o Povo de Yisrã’el e fazer uma só nação assim como era nos tempos de Dhãwidh. Estes judeus citam Yesha’yãhu 43.5-6 indicando que o Mãshiach deve congregar novamente Yisrã’el.

"Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,"
Yesha'yãhu/Isaías 43.5-6

O grande problema deste texto é que, quem vai trazer o povo novamente para Yisrã’el é YHWH e não o Ungido, conforme podemos ver no início do pereq (capítulo).

"Mas agora, assim diz YHWH que te criou, ó Ya’aqov/Jacó, e que te formou, ó Yisrã’el: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou YHWH teu Elohim, o Santo de Yisrã’el, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,"
Yesha'yãhu/Isaías 43.1-6

Não apenas Yesha’yãhu, mas os demais profetas também entendiam que era YHWH quem congregaria o Povo, e não o Ungido.

"E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou YHWH, diz o Adhonãy YHWH, quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra."
Yechez'qel/Ezequiel 36.23-24

Não apenas os profetas, mas até mesmo o Salmista entendia que era YHWH quem iria congregar o Povo. 

"YHWH edifica a Yerushãlayim, congrega os dispersos de Yisrã’el."
Tehilim/Salmos 147.2

Yeshua não congregou e nem congregará Yisrã’el, pois esta obra será realizada por YHWH, portanto, Yeshua não deixou de cumprir sua obra.

O Mãshiach construirá o Terceiro Templo

Aqui divergem as opiniões, pois os judeus esperam um Beth haMiqdãsh (Templo) de tijolos, com paredes e teto, porém, Yeshua disse que o Templo era ele e o Templo que ele construiu foi o seu próprio corpo glorificado.

Conforme os judeus tradicionais, Yechez’qel 37.26-28 é citado para mostrar que o Mãshiach trará para nós o 3º Templo.

"E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário [miq’dãshi - מִקְדָּשִׁי֙] no meio deles para sempre. E o meu tabernáculo [mish’kãni - מִשְׁכָּנִי֙] estará com eles, e eu serei o seu Elohim e eles serão o meu povo. E os gentios saberão que eu sou YHWH que santifico a Yisrã’el, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre."
Yechez’qel/Ezequiel 37.26-28

Caro leitor, certamente os pesuqim 24 e 25 citam Dhãwidh (figura do Rei Ungido), mas em momento algum o profeta diz que Dhãwidh vai contruir o 3º Templo. Na realidade, nem de Templo o profeta está falando, o profeta está falando do Miq’dãsh e Mish’kãn. Mish’kãn é a tenda que o povo armava para conter a arca, e esta tenda não ficava em um único ponto de Yisrã’el, pois ela estava sempre sendo transportada de um ponto à outro, entre as 12 tribos. Já o Miq’dãsh que é traduzido por santuário, não pode ser confundido com o “Beth HaMiq’dãsh” que é o Templo. O termo miq’dãsh já era usado lá na Torãh, onde o Templo nem havia sido construído.

"E eu porei a minha face contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a Moloque, para contaminar o meu santuário [miq’dãshi - מִקְדָּשִׁ֔י] e profanar o meu santo nome."
Wayq’rã/Levítico 20.3

Não podemos dizer que Mosheh estava falando do Templo, uma vez que o Templo foi construído muitos, mas muitos anos depois, pelo Rei Shelomoh. O Santuário que está na Torãh, nada mais é que a nação de Yisrã’el, pois esta nação é uma nação santa para YHWH, e por isso, toda a nação é um Santuário à YHWH. Mas será que Yechez’qel também usa o termo Miq’dãsh com o mesmo sentido? Vejamos abaixo:

"Dize à casa de Yisrã'el: Assim diz o Adhonãy YHWH: Eis que eu profanarei o meu santuário [miq’dãshi - מִקְדָּשִׁי֙], a glória da vossa força, o desejo dos vossos olhos, e o anelo das vossas almas; e vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, cairão à espada."
Yechez'qel/Ezequiel 24.21

Observe que o profeta usa um paralelismo sinônimo, onde santuário, glória da vossa força, desejo de vossos olhos e anelo de vossas almas, diz respeito a mesma coisa, ou seja, são 3 outras formas de se referir ao “santuário”. Mas o que seria o “santuário” que YHWH estava por profanar? Os “filhos e filhas”! O santuário que YHWH profanaria era a descendência daquela geração, ou seja, mais uma vez, o santuário está sendo referido à uma localização que é a nação de Yisrã’el (ou parte dela).

Não estou aqui dizendo que não existem profecias a respeito do Templo, e que tudo é um engano, mas estou dizendo que este texto em específico é um texto utilizado de modo errado, pois este não cita o Templo em momento algum e nem mesmo mostra o Ungido construindo algo.

Mas e sobre Yeshua ser o próprio Templo de YHWH? Este tema exige um artigo exclusivo para tratar, pois ainda temos muitos outros pontos para analisarmos e este tema é extenso. Mas vamos dar uma olhadinha rápida no que precisamos entender para termos apenas uma ideia do que virá no próximo artigo.

"Vai, e dize a meu servo Dãwidh/Davi: Assim diz YHWH: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Yisrã’el do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo. E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Yisrã’el, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Yisrã’el, a quem mandei apascentar o meu povo de Yisrã’el, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?"
Shemu'el Beth/2 Samuel 7.5-7

Certamente YHWH não desejava um Beth para sua habitação, pois Ele desejava estar entre o Povo, de tribo em tribo. Mas então o Beth haMiq’dãsh foi um erro? Certamente que não! YHWH aceitou o pedido de Dãwidh e inclusive deu à Shelomoh o privilégio de construí-lo e repousou sua glória sobre este Beth, e, além disto, Ele deu aos profetas as visões a respeito da reconstruição do Beth haMiq’dãsh, logo não podemos dizer que o Beth haMiq’dãsh não deveria ter sido construído ou algo do tipo, mas precisamos entender o propósito de cada um.

Até mesmo Shelomoh entendeu o propósito daquilo que ele estava ordenando construir.

"Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?"
Div're Hayãmim Beth/2 Crônicas 2.6

Como vemos, a Casa ou o Templo que YHWH precisa para habitar não é de cedro ou cimento, mas sim, de uma Casa que possa conter sua glória.

Poderia Elohim estar nos céus e na Terra?

Como Yeshua pode ser uma manifestação de YHWH se Yeshua sempre orava à YHWH? Como poderia estar YHWH em sua forma humana na terra e ao mesmo tempo YHWH orando à YHWH nos céus? Temos um exemplo disso no primeiro livro das Sagradas Escrituras.

"Então YHWH fez chover enxofre e fogo, de YHWH desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;"
Bereshith/Gênesis 19.24

O que ocorreu em Bereshith 19.24 é exatamente igual à Yeshua orando à YHWH. Mas para entendermos melhor, vamos contextualizar de forma rápida o ocorrido.

YHWH aparece em forma humana diante de Av’rãhãm (Gn. 18.2), Av’rãhãm passa um tempo a conversar com estes homens e inclusive lhes oferece comida, o que reforça o estado humano dos 3 (Gn 18.6). O redator deixa bem claro que um daqueles homens era YHWH (Gn. 18.13). Após a conversa, os 3 se levantam e caminham em direção à Sodoma e Gomorra, 2 homens se adiantam (Gn. 18.22) e YHWH continua conversando com Av’rãhãm. Av’rãhãm negocia com YHWH um livramento para Sodoma e Gomorra, mas foi em vão, pois lá não havia justos (Gn. 18.23-32) e então YHWH retirou-se (Gn. 18.33). Os dois homens que se adiantaram esteve com Lot e alertaram-no a respeito do que haveria de acontecer (Gn. 19.1), e após a saída de Lot e sua família, YHWH que havia permanecido com Av’rãhãm, orou à YHWH que estava nos céus para que chovesse fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra (Gn. 19.24).

Vemos claramente que YHWH se manifestou como homem, estava na terra e clamou à YHWH nos céus. Logo, dizer que é impossível Yeshua ser uma manifestação de YHWH é negar também as escrituras!

O Mãshiach vai acabar com o ódio e a opressão

Este é um dos pontos do qual mais me espantei ao ler o texto especificado. Ao declarar que o Mãshiach criaria a paz mundial, o texto citado foi Yesha’yãhu 2.4, mas o texto em momento algum faz alusão ao Mãshiach.

"E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear."
Yesha'yãhu/Isaías 2.4

O texto diz apenas “ele”, mas quem é “ele”? Ora, como podemos imaginar que este “ele” é um descendente de Dãwidh se Dãwidh não foi citado uma única vez no contexto e nem mesmo no capítulo anterior.

Quando Yesha’yãhu diz “ele”, Yesha’yãhu está se referindo à YHWH, e isto podemos ver claramente que esta obra é de YHWH quando vamos lendo até chegar no pãssuq 21.

"E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror de YHWH, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra."
Yesha'yãhu/Isaías 2.21

Como vimos claramente, não se trata de um trabalho do Mãshiach trazer um reino de paz e tornar o mundo tranquilo, mas isto será algo feito por YHWH. Mas agora vamos analisar uma profecia que realmente trata do Mãshiach em Yesha’yãhu 11.

"Porque brotará um rebento do tronco de Yishãy/Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito de YHWH, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor de YHWH. E deleitar-se-á no temor de YHWH; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins."
Yesha'yãhu/Isaías 11.1-5

Observe que mais uma vez, vemos uma profecia a respeito do Mãshiach que não fala dele reconstruindo as cidades, ou o Templo e nem mesmo congregando os dispersos de Yisrã’el, pelo contrário, nesta mesma profecia vemos que é YHWH quem vai congregar, como já tínhamos visto antes, mas vamos citar mais uma vez apenas para reforçar.

"E há de ser que naquele dia Adhonãy tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar."
Yesha’yãhu/Isaías 11.11

O mais interessante de tudo, é que os textos falam a respeito do Mãshiach que vai reinar sobre Yisrã’el, mas existe um mistério no ar, pois jamais é dito uma linha sobre como será a ascensão do Mãshiach.

Porém, o texto de Yesha’yãhu 11 parece combinar em algo com Yesha’yãhu 2, que é sobre o julgamento. Será que um texto explica o outro?

"(...)E deleitar-se-á no temor de YHWH; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra;(...)"
Yesha'yãhu/Isaías 11.3-4ª

"E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear."
Yesha'yãhu/Isaías 2.4

A questão do julgamento estaria unindo os dois textos? Certamente estamos tratando de dois conceitos diferentes. Como já falamos mais acima, Yesha’yãhu 2 nos mostra que é YHWH quem está julgando. Além do texto estar bastante claro, ainda temos outros elementos e vamos colocar em paralelo para melhor entender.

Yesha’yãhu 2

Yesha’yãhu 11

Obra de YHWH

Obra do Descendente de Dãwidh

Contexto de guerra

Contexto de causas sociais comuns

Julga as nações

Julga apenas Yisrã’el


Yesha’yãhu 11 trata de algo que era comum aos reis, e que inclusive Shelomoh foi muito prestigiado, que é julgar causas da comunidade. Não se trata de guerras, mas sim, de causas litigiosas como, por exemplo, herança, propriedade de terras, direitos trabalhistas, etc. Outro ponto importante de se entender é: O Ungido não julga as nações, mas sim, apenas Yisrã’el. Portanto, os textos não podem estar tratando um mesmo tema, mas sim, dois eventos diferentes e não há conexão entre os dois.

Mais uma vez temos aqui um exemplo de obra que é executada por YHWH e não pelo Ungido. O que o Ungido vai fazer é, após o Reino estabelecido, ele julgará as causas da comunidade, e não as nações. Não atoa, Yeshua jamais falou a respeito de seu “próprio reino”, mas sempre falava, “Reino de Elohim” (Vide: Lc. 9.2) reconhecendo as Escrituras e reconhecendo que não seria ele a construir o Reino, mas sim, YHWH.

O Mãshiach instruirá os Povos a respeito de YHWH

Este é um dos poucos pontos em que podemos concordar. O texto citado pelos judeus tradicionais é Zc. 14.9.

"E YHWH será rei sobre toda a terra; naquele dia um será YHWH, e um será o seu nome."
Zekhar’yãh/Zacarias 14.9

Esta obra vai começar com o Povo de Elohim.

"E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Dhãwidh é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor."
Yechez'qel/Ezequiel 34.23

O Ungido vai ensinar os seus, e a partir da santificação do Povo Eleito, os demais povos vão seguir o exemplo e buscar YHWH.

"Assim diz YHWH Tzevã’oth: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Elohim está convosco."
Zekhar'yãh/Zacarias 8.23

Mas sejamos realistas! Mesmo hoje com televisão, jornais, revistas e até a Internet, ainda não é possível espalhar uma informação tão rápido, e muito menos convencer as pessoas simplesmente de uma hora pra outra. Yeshua nos ensinou a cumprir a Torãh, e ordenou os seus discípulos a fazer mais discípulos e ensinar a respeito das boas novas. Isto é um processo que vem sendo executado por 2 mil anos, ao longo destes 2 mil anos houveram deturpações, mas também houveram muitas reformas e grupos que se separaram do cristianismo. E agora, 2 mil anos depois, vemos um grande mover de YHWH, fazendo as pessoas despertarem para o que Yeshua realmente ensinou, que é cumprir puramente a Torãh. Yeshua lançou a semente que estamos vendo a cada dia dar mais frutos, pois cada dia mais vemos pessoas deixando a idolatria cristã e fazendo Teshuvah!

Vamos compreender melhor como será construído o Reino de YHWH.

YHWH suscitará um pastor.

"E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Dhãwidh é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor."
Yechez'qel/Ezequiel 34.23

Este pastor guiará o Povo de Elohim a seguir os Estatutos e Juízos de YHWH, se santificando e purificando. Mas não serão todos que aceitarão uma vida de obediência, e por isso, YHWH vai provar o seu Povo através do exílio.

"Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz YHWH Tzevã’oth. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos. E acontecerá em toda a terra, diz YHWH, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: YHWH é o meu Elohim."
Zechar'yãh/Zacarias 13.7-9

Após o Povo ser provado, YHWH vai chamar seu Povo para retornar à Yisrã’el.

"E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou YHWH, diz o Adhonãy YHWH, quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra."
Yechez'qel/Ezequiel 36.23-24

YHWH levantará pessoas integras e justas para liderar o Povo, e consumirá o ímpio e o injusto.

"E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza. E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. Tzyion será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça. Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem YHWH serão consumidos."
Yesha'yãhu/Isaías 1.25-28

YHWH julgará as nações e as nações reconhecerão que apenas YHWH é Elohim sobre toda a terra e reconhecendo que YHWH é o Elohim de Yisrã’el.

"E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte de YHWH, à casa do Elohim de Ya’aqov/Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Tzyion sairá a lei, e de Yerushãlayim a palavra de YHWH. E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear. Vinde, ó casa de Ya’aqov/Jacó, e andemos na luz de YHWH."
Yesha'yãhu/Isaías 2.3-5

Os estrangeiros vão ajudar na reconstrução das cidades.

"E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti."
Yesha’yãhu/Isaías 60.10

Após provar o Povo e separar os ímpios, somente haverão os justos.

"E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado."
Yesha'yãhu/Isaías 60.21

E o pastor será o Rei sobre este novo povo, que foi provado e justificado.

"E meu servo Dhãwidh será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão."
Yechez'qel/Ezequiel 37.24

Seria possível todas estas coisas acontecerem dentro de um prazo conforme a expectativa de vida humana? Seria possível um filho de Dãwidh nascer e todas estas coisas acontecerem durante o seu período de vida?

Conclusão

O que vimos é que no meio do judaísmo tradicional, existe muita expectativa a respeito do Mãshiach, mas toda esta expectativa não está de acordo com as Escrituras. Yeshua está perfeitamente alinhado ao que as Escrituras determinaram a respeito do Mãshiach.

Conforme o que vimos neste artigo, vamos analisar o que é e o que não é obra do Mãshiach.

O que não é:

  • Congregar os dispersos de Yisrã’el;
  • Reconstruir as cidades;
  • Reconstruir o Templo;
  • Consolidar a paz mundial;

O que é:

  • Ser um descendente de Dhãwidh;
  • Ensinar ao Povo o cumprimento da Torãh;

Durante estes 2000 anos, os Judeus esperaram por alguém que não está de acordo com as escrituras, e por muitas vezes, pagaram um alto preço por seguir falsos Messias. Mas aquele que estava de acordo com as Escrituras foi rejeitado e até hoje o Povo aguarda por “alguém” que existe apenas no imaginário humano.

"Eu não recebo glória dos homens; Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Elohim. Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Elohim?"
Yochãnãn/João 5.41-44

"Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Elohim, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Elohim."
Ma'asse haShelichim/Atos 5.34-39

Assim como Yeshua vive, sua obra continua viva até os dias de hoje!

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis