Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
O Falso Profeta

Definição

O profeta bíblico é uma pessoa que através da ruach (espírito) de Elohim é capaz de revelar os desígnios de Elohim. Os profetas são instrumentos de Elohim para revelar Seus Mandamentos, para trazer promessas de restauração ou bênçãos, ou até mesmo, para trazer revelações de castigo para os rebeldes.

No Hebraico, o termo utilizado para profetas é nãvi (נָבִיא). Em todo o Tanakh não existe o termo “falso profeta”. Uma vez que todos eram considerados profetas, mas convinha ao povo separar aquele que realmente era enviado e o que não era.

Na Berith Chadhãshãh encontramos o termo “falso profeta” através do termo grego pseudoprofetes (ψευδοπροφήτης). Pseudo significa algo falso enquanto profetes (προφήτης) deu origem a nossa palavra “profeta”.

Analisando as Escrituras

Muitos hoje pensam em “falso profeta” como um ser vindo do inferno junto com a besta, ou em um homem que será erguido ao mundo como um profeta, porém, este homem será um instrumento das trevas.

O grande problema é que este Falso Profeta não é um homem ou um ser maligno, mas sim, um corpo de falsos profetas, conforme podemos ver através das palavras do Mãshiach.

"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos."
Mattith’yãhu/Mateus 24.11

O “Falso Profeta” é o estereotipo dos muitos falsos profetas. É uma figura que reúne todo o tipo de falso profeta em si. Isto não significa que todos eles estão de acordo, mas sim, que todos eles são falsos. Assim como o Mãshiach é a figura das 12 tribos de Yisrã’el, o Falso Profeta é a figura dos muitos falsos profetas.

O grande problema em pensar no Falso Profeta como um único ser e não como um corpo de pessoas, é que cria-se em volta desta figura um ser maléfico, um ser que será poderoso e conhecido, mas, as pessoas desprezam o fato de que este falso profeta pode ser uma simples pessoa, um amigo, familiar ou até mesmo você caro leitor. Sei que isto pode assustar, mas, muitos talvez não fazem por mal, e sem entender, fazem o papel de falso profeta.

Yochãnãn nos mostra de modo simples a entender quem são os falsos profetas.

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Elohim, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Elohim: Todo o espírito que confessa que o Mãshiach Yeshua veio em carne é de Elohim;"
Yochãnãn Ãleph/1 João 4.1-2

Muitos baseando-se neste texto enxerga no Falso Profeta, uma figura escatológica, ao qual virá para negar Yeshua e instituir o “anticristo” como o “verdadeiro” messias (vide: O Anticristo). Porém como já vimos, o falso profeta não é um único ser, mas sim um corpo de pessoas. E o próprio Yochãnãn diz que já naqueles tempos os falsos profetas estavam se revelando: “porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”.

Mas o único objetivo dos falsos profetas é negar ao Mãshiach? É simples assim reconhecer os falsos profetas?

Existem muitos falsos profetas, e entre eles, diversas abordagens, e diversos enganos. Vejamos abaixo mais um destes enganos.

"E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que YHWH não falou? Quando o profeta falar em nome de YHWH, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que YHWH não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele."
Devãrim/Deuteronômio 18.21-22

Observe que toda palavra de um profeta deve se cumprir, se esta palavra não se cumprir, é por que ela não veio de YHWH, e sua ruach (espírito) não está com este “profeta” e esta pessoa tenta enganar o povo. Mas será preciso esperar para descobrir se este profeta é verdadeiro ou falso? É possível identificar um profeta ao conhecer melhor sua pregação. E isto a Torãh nos ensina.

"Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após os deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o YHWH vosso Elohim vos prova, para saber se amais YHWH vosso Elohim com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após YHWH vosso Elohim andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis."
Devãrim/Deuteronômio 13.1-4

Observe que a Torãh nos mostra que um falso profeta pode profetizar algo verdadeiro ou realizar um milagre. Mas apesar de suas obras, ainda que sejam verdadeiras, mas se seu ensinamento for um ensinamento para o engano, então este profeta é falso. Ou seja, por mais que um profeta realize sinais e prodígios, se este se mostra contra os mandamentos de YHWH, este profeta é falso, e não devemos temer.

Afinal, por que obedecer aqueles que operam milagres? Os magos do Egito também não operaram milagres diante do Faraó? Os milagres devem estar associados a uma mensagem de obediência e retidão à YHWH, e se não há, então é uma mensagem falsa.

Parece fácil reconhecer um falso profeta não é? Mas nem sempre é tão simples assim. As vezes estes falsos profetas tem em suas palavras uma mensagem de obediência, uma aparência de santo e portanto não podemos identificar de imediato se é um falso profeta. Alguns deles vêm com palavras doces, e mensagens de conforto.

"E o mensageiro que foi chamar a Mikhãyehu/Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem. Porém Mikhãyehu/Micaías disse: Vive YHWH que o que YHWH me disser isso falarei."
Melãkhim Ãleph/1 Reis 22.13-14

Observe que os falsos profetas falavam apenas coisas que agradariam o rei, mas o verdadeiro preferiu dizer aquilo que YHWH realmente lhe revelou. Este é o tipo de falso profeta que mais encontramos na nossa atualidade. Muitos vão atrás destas palavras, pois muitos estão à procura de bênçãos e prosperidade, e estes falsos profetas abusam da ingenuidade das pessoas para lhes prometer muitas coisas em nome de YHWH.

Ardilosos são estes falsos profetas, pois estes não assumem uma postura real de profeta, pois logo seriam desmascarados. Observe como funciona uma profecia real.

"Então um dos homens dos filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra de YHWH: Ora fere-me. E o homem recusou feri-lo. E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz de YHWH, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu."
Melãkhim Ãleph/1 Reis 20.35-36

Observe um profeta verdadeiro faz suas profecias. Esta profecia revela Quem, Quando, Como e Porquê. O profeta fala diretamente para a pessoa, dizendo que ela morreria, o motivo da morte e quando morreria. É fácil profetizar este tipo de coisa? Este tipo de profecia pode vir de um Homem? Este tipo de profecia vem de YHWH.

Agora observe como tem funcionado as profecias atualmente. Sobe uma pessoa no altar, fala para uma multidão de pessoas (sem definir quem), falando: “existe uma promessa pra sua vida” (sem definir o como) “e que aquilo que é seu está guardado” (sem definir o quando). Quando o “profeta” diz que existe uma promessa na sua vida, você logo pensa naquilo que você mais quer e você quer acreditar que aquela palavra foi pra você. O problema, é que este “profeta” simplesmente falou para uma multidão.

Infelizmente muitos acreditam neste tipo de coisa e ainda persevera nisto, mas por quê? Simplesmente porque estas pessoas acham que ainda não chegou o tempo delas. Mas a verdade, é que talvez nunca chegue este tempo. As palavras desta pessoa não foram dirigidas a você e nem a ninguém. Este “profeta” apenas falou algo que agrada a multidão, pois aquelas pessoas estão ali para isto.

Mas agora vem o pior de tudo, pois muitas pessoas inspiradas por estes “profetas” começam a profetizar para outras pessoas. Caro leitor, isto é algo muito perigoso. É normal sentirmos vontade de consolar as pessoas e dizermos a elas que elas vão conquistar aquilo que buscam, mas jamais ponham o nome de YHWH nisto.

Quando profetizamos, profetizamos pelo nome de YHWH. É o nome Dele que usamos, e por isso, seu Nome não deve ser profanado. Uma profecia que não se cumpre, é uma profanação ao nome de YHWH.

"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome dos deuses, esse profeta morrerá."
Devãrim/Deuteronômio 18.20

Caro leitor, apenas olhe para sua vida e pense em coisas que você já quis, mas hoje, você não mais quer. Muitas coisas que buscamos, as vezes com o passar do tempo percebemos que tais coisas não seriam boas ou proveitosas. Isto porque não entendemos nada das nossas vidas. Não conseguimos saber nem mesmo o que é melhor para nós e muito menos para os outros. Por isso, por mais que sintamos vontade de ver os desejos de outras pessoas se cumprir, jamais use o nome de YHWH nisto, pois só Ele sabe o que pode ser ou não dado a alguma pessoa. Obviamente não estou dizendo que é proibido incentivar e apoiar, mas, jamais use o nome de YHWH para incentivar outras pessoas. Somente um verdadeiro profeta, com uma verdadeira revelação deve falar em nome de YHWH.

Agora você entende como você leitor pode ser um falso profeta. Não caia nesta armadilha e busque sempre uma revelação através das escrituras do que é o verdadeiro comportamento dos seguidores de Yeshua.

Conclusão

Com um breve resumo, vimos até aqui:

  •  Você pode incorrer numa atitude de falso profeta ao usar o nome de YHWH;
  • Falsos profetas atuais usam profecias generalizadas;
  • Falsos profetas preferem dizer coisas boas e que agradam;
  • Falsas profecias não se cumprem;
  • Caso uma profecia se cumpra, é necessário avaliar a pregação do profeta.

Mas agora ficou um ponto em aberto. Se existem tantos tipos de falsos profetas, por que Yochãnãn disse que o falso profeta é aquele que nega Yeshua?

É necessário entendermos o contexto da sociedade naquele momento. Antes do Messias, os falsos profetas eram aqueles que falavam contra os mandamentos. Mas no momento em que o Mãshiach esteve entre nós, morreu, ressuscitou e foi elevado, o contexto social era outro. Os profetas já não falavam mais contra a Torãh. Então pense em como seria se você fosse um Yehudhi/Judeu daquela época, e chegasse um outro Yehudhi até você com uma mensagem de arrependimento e santidade através da Torãh, e este Yehudhi lhe dissesse que era um profeta, e fizesse uma profecia. E então, como saber se este profeta era realmente um profeta de YHWH. Bastava saber se este reconhecia Yeshua como o Mãshiach de Yisrã’el.

Observe que naquela época, o contexto social era outro, e no contexto social atual, encontramos outros tipos de falsos profetas. Obviamente as escrituras não deixaram de descrever e por isso, podemos reconhecer todos eles.

Caro leitor, sua busca pelo Falso Profeta acabou, e agora você já tem o entendimento e discernimento para reconhecê-lo. Agora que você já o conhece, o que você irá fazer?

Acesse o site www.yeshuamelekh.com.br e procure-nos no Facebook pois podemos lhe ajudar, e você não estará só.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis