Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
O conceito Tanaico de “Sabedoria”

O que é a sabedoria pra você? Será que consideramos sabedoria aquilo que nos agrada ouvir? Se este é o nosso padrão para medir a sabedoria, então precisamos analisar urgentemente as Escrituras Sagradas para entender e definir a partir Dela o nosso padrão para reconhecermos o que é sabedoria e o que é estultice.

"Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele."
Mish'lê/Provérbios 26.12

"Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!"
Yesha'yãhu/Isaías 5.21

Definição

No Hebraico a palavra sabedoria é חָכְמָה - chokh’mãh, e sua raíz é חָכַם – chãkham, que significa “sábio”. Chokh’mãh além de ser traduzido como “sabedoria”, também em alguns casos, é traduzido como “habilidade”, e isto nós vamos conferir mais adiante.

Analisando o Tanakh

A palavra choch’mãh tem um sentido muito amplo como já vimos a pouco na definição e vamos ver alguns exemplos.

Em Div’rê Hayamim temos um exemplo do termo sendo usado no sentido de “habilidade”.

"E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Elohim; estão também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria [בַּֽחָכְמָה֙ – bachãckemãh] de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados."
Div'rê Hayamim Aleph/1 Crônicas 28.21

A tradução da “Almeida Corrigida, Revisada e Fiel” trouxe uma tradução mais literal, mas pelo contexto vemos claramente que os voluntários para toda a obra são pessoas habilidosas, não a toa, as versões como “Bíblia de Jerusalém – Paulus 2002” e as versões em inglês trazem uma tradução usando o termo “hábil”.

"Eis aqui as classes dos sacerdotes e dos levitas para todo o serviço da casa de Elohim; todos os voluntários hábeis [בַּֽחָכְמָה֙ – bachãckemãh] em qualquer especialidade ajudar-te-ão em toda esta obra; os oficiais e todo o povo estão às tuas ordens."
Div'rê Hayamim Aleph/1 Crônicas 28.21 (Bíblia de Jerusalém – Paulus 2002)

Obviamente este conceito de sabedoria aplicado à habilidades tem um escopo bastante limitado. Certamente os antigos não iriam à um ferreiro pedir conselhos sobre estratégias de batalha por exemplo, só porque o ferreiro é um “sábio” com a manipulação de ferro. Os antigos compreendiam que habilidade era semelhante à sabedoria, pois, para um ferreiro ser tão habilidoso, este ferreiro deveria ter bastante conhecimento. Portanto, temos aqui um exemplo que sábio não é aquele que sabe responder a todas as perguntas, mas sim, é possível ser sábio com um conhecimento aplicado a determinado assunto.

"E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria [חֲכַם - khacham] ao coração de todos aqueles que são hábeis [חָכְמָ֑ה - chãkh’mãh], para que façam tudo o que te tenho ordenado."
Shemoth/Êxodo 31.6

Acho incrível esta forma de tratar a sabedoria, pois vemos valor nas pessoas e nas suas atividades. Além do valor, isto nos mostra que devemos estar mais atentos às pessoas e aquilo que elas têm a nos dizer. No mundo de hoje estamos sempre atentos às celebridades, personalidades importantes, pessoas de status, etc. Mas muitas vezes ignoramos as pessoas mais humildes acreditando que estas pessoas não têm muito a nos oferecer. Certas vezes não damos atenção às palavras de um mecânico, um pedreiro, um gari, etc. Mas é importante aprendermos de todos, pois todos têm experiências, e cada experiência que adquirimos reflete no nosso modo de enxergar a vida. O pedreiro que levanta uma parede pode trazer lições de suas atividades para as nossas vidas, assim como os profetas bíblicos usavam de parábolas para nos trazer lições, como por exemplo, a parábola do barro nas mãos do oleiro.

"Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer."
Yir'miyãhu/Jeremias 18.4

Ser oleiro era uma atividade comum, assim como o tecelão, pescador, etc. Mas apesar da simplicidade da profissão, o profeta criou uma parábola com o objetivo de ensinar e instruir. Abstrair conhecimento a partir de suas experiências é sabedoria, e não importa a atividade, se é uma atividade de destaque ou não, podemos ser sábios aprendendo de tudo aquilo que nos cerca.

Além da sabedoria estar em uma pessoa habilidosa, também pode estar em nós quando tomamos uma decisão correta.

"E eis que eu intento edificar uma casa ao nome de YHWH meu Eloah, como falou YHWH a Dãwidh, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome. Dá ordem, pois, agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios. E aconteceu que, ouvindo Hirão as palavras de Shelomoh/Salomão, muito se alegrou, e disse: Bendito seja hoje YHWH, que deu a Dãwidh um filho sábio [חָכָ֔ם - khãchãm] sobre este tão grande povo."
Melãchim Ãleph/1 Reis 5.5-7

A sabedoria de Shelomoh está muito além de uma simples escolha. Shelomoh era um rei poderoso, de uma nação que se tornou poderosa através de Dãwidh, seu pai. Mas não foi pelo fato de ser poderoso que ele quis submeter os sidônios. Outros reis da antiguidade criam que era melhor escravizar um povo para fazê-los trabalhar, do que pagar um salario para isto. A ausência do orgulho abriu lugar para a humildade, e a humildade também lhe permitiu reconhecer que os sidônios eram mais habilidosos. Mas e se Shelomoh tivesse sido orgulhoso? Certamente Shelomoh diria: “Nós somos o povo eleito, e nós é que temos que construir a casa de YHWH, e estrangeiro nenhum trabalhará nesta casa. Nós somos um povo santo, mas o estrangeiro não!”. Portanto, a sabedoria também é deixar o orgulho de lado, reconhecer as nossas debilidades e reconhecer as qualidades nos outros. Precisamos perceber que somos imperfeitos e que precisamos uns dos outros para sermos grandes, pois sozinhos nada seremos.

O sábio é aquele que sabe reconhecer nos outros a sabedoria e que tem a humildade para buscar do sábio a sabedoria, e por isso Shelomoh diz em seu provérbio:

"O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio [חָכָֽם - khãchãm]."
Mish'lê/Provérbios 12.15

A sabedoria também é adquirida através do ouvir. É necessário ouvir dos demais para atingirmos a sabedoria. Ninguém nasce sábio e ninguém se torna sábio sozinho. O sábio só é sábio, pois este teve muitos que lhe ajudaram no caminho.

Mas se a sabedoria é adquirida através do ouvir, a quem devemos ouvir? Certamente ao longo de nossas vidas encontramos todos os tipos de pessoas, com todas as formas de conselhos. A quem devemos ouvir para sermos sábios? Para responder a isto, vejamos o exemplo de Am’non.

"Tinha, porém, Am’non um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Dãwidh; e era Jonadabe homem mui sagaz [חָכָ֖ם - khãchãm]."
Shemu'el beth/2 Samuel 13.3

O tradutor preferiu a palavra “sagaz” ao invés de “sábio”, com toda a razão, pois, apesar do hebraico trazer a palavra “sábio”, o amigo de Am’non não era tão sábio assim e lhe deu um conselho que causou a morte de Am’non. Am’non decidiu ouvir o conselho do seu “sábio” amigo, e forçou sua própria irmã a se deitar com ele. Isto gerou uma grande vergonha para a família real e uma grande revolta em seu irmão.

Mas você pode pensar: “como Am’non pode dar ouvidos a conselho tão absurdo?”. Bom, Am’non estava apenas dando ouvidos a um conselho que lhe agradou, ou seja, aquele conselho era tudo o que ele queria ouvir. Certamente Am’non também tinha outros amigos que lhe aconselhavam de forma contrária, mas isso não era o que Am’non gostaria de ouvir. A questão é: Quantas vezes nós também deixamos de ouvir um conselho contrário, e damos ouvidos apenas aos conselhos de pessoas que dizem aquilo que queremos ouvir?

O que Am’non fez foi algo absurdo. E é algo absurdo por estar na Lei de YHWH. A Lei que Ele nos deu é um instrutor e um parâmetro para que nós possamos construir nosso caráter e entendimento.

"O sábio [חֲכַם - khacham] de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado."
Mish'lê/Provérbios 10.8

Se Am’non tivesse dado ouvidos aos mandamentos ou aos amigos que lhe aconselhavam conforme os mandamentos, certamente ele teria evitado muitos problemas, e quem sabe, ele poderia ter sido o sucessor no trono real.

"Os retos o verão, e se alegrarão, e toda a Iniqüidade tapará a boca. Quem é sábio [חָכָ֥ם - khãchãm] observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades de YHWH."
Tehilim/Salmos 107.42-43

Os sábios cumprirão os mandamentos e a observará com justiça. O rebelde aos mandamentos pagarão o preço pela desobediência. Mas o justo terá a sua recompensa. A sabedoria é reconhecer que o entendimento que veio do alto está acima do entendimento humano, e por isso esta instrução deve estar acima de toda instrução.

Se nos rebelamos aos mandamentos, certamente seremos tomados por insensatos um dia. Mas se cumprirmos os mandamentos e pautamos nossas vidas através dos mandamentos, certo dia seremos reconhecidos por esta sabedoria.

"Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou YHWH meu Eloah; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria [חָכְמַתְכֶם֙ - chãkhemath’khem] e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida."
Devãrim/Deuteronômio 4.5-6

Conclusão

Vejamos um resumo do que vimos:

  • A sabedoria pode estar nos mais humildes;
  • A humildade nos torna sábios;
  • A sabedoria vem através do ouvir;
  • Precisamos discernir entre o bom conselho e o mau conselho;
  • O nosso parâmetro é os mandamentos;
  • Os sábios colherão os frutos da sabedoria;
  • Os mandamentos são o caminho para a sabedoria;
Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis