Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
O conceito Tanaico de “Confiança”

Muitas vezes ouvimos pessoas dizendo “devemos confiar no Eterno”, mas será que as atitudes condizem com as palavras? Por isso vamos analisar melhor o que é confiar através de um estudo mais profundo do Hebraico, pois afinal, normalmente quando ouvimos o termo “confiar no Eterno”, a primeira coisa que vem em nossas mentes é milagres, prodígios, etc.

Outro problema que também encontramos dentro das religiões é que elas confundem fé e confiança. Recomendo a leitura do material O conceito Tanaico de Fé

Definição

No Hebraico (בָּטַח – bãtach) vem traduzida como confiar, confiança, etc.

Analisando o Tanakh

A primeira referencia encontrada em todo o Tanakh desta palavra em sua raiz é em Melãkhim Beth/2 Reis. Este exemplo é interessantíssimo e vale a pena iniciarmos nele!

"Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Mosheh/Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Yisrã’el lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã. No YHWH Elohim de Yisra’el confiou[בָּטָ֑ח - bãtãch], de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Yehudhãh/Judá, nem entre os que foram antes dele."
Melãkhim beth/2 Reis 18.4-5

Este exemplo é super interessante, pois Hiz’qiyãh (Ezequias) recebeu um destaque muito grande por se mostrar um homem que confiou em YHWH de maneira jamais vista entre os reis de Yehudhãh.

Agora observe como o texto não fala de nenhuma maravilha, milagre, etc. O texto fala de “obras”. Muitas vezes, vemos pessoas usarem a palavra “confiança” no sentido de esperar um milagre acontecer, mas pelo exemplo acima, não é bem isto o que nós vemos. Do contrário, vemos que a confiança de Hiz’kiyãh foi as suas obras, ou seja, fazer aquilo que agrada YHWH.

Uma observação muito importante a ser feita é que em meio a pessoas que vivem na Iniqüidade, confiar no Eterno é de certa forma um milagre! Um milagre a pessoa decidir se dedicar a uma vida de obediência, e também um milagre a força e o livramento que YHWH dará a esta pessoa para suportar todas as críticas, insultos, etc.

Agora vamos ver outro exemplo bastante peculiar.

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado[בָּ֣טַח - bãtach]; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida."
Mish’lê/Provérbios 31.10-12

O importante neste texto acima é que a palavra bãtach não é aplicada somente na confiança à YHWH, mas também, na confiança em outras pessoas.

Acho importante destacar, pois algumas religiões chegam a dizer que não podemos confiar nas pessoas, mas não é bem assim, pois os pesuqim (versículos) acima mostram que podemos confiar sim, naqueles que são confiáveis.

Esta alegação está baseada no pãsuq (versículo) abaixo.

"Assim diz YHWH: Maldito o homem que confia[יִבְטַ֣ח - yib’tach] no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do YHWH!"
Yir’miyãhu/Jeremias 17.5

Creio que o pãsuq por si só já é autoexplicativo. Mas para não deixar dúvidas, vamos argumentar um pouco.

Como vimos em Mish’lê/Provérbios, podemos sim confiar em uma pessoa confiável, o que não podemos é deixar que uma outra pessoa conduza nossa confiança em YHWH. Muitas pessoas hoje confiam em lideres religiosos ao ponto de jamais questionar o que este líder está dizendo. Temem ir contra o que os lideres dizem, e isto é maldição! Confiar mais em um homem ou instituição do que confiar nas Escrituras!

Portanto, uma lição que fica, é que devemos ter nossa confiança em YHWH, confiando em sua Palavra, e mesmo que uma pessoa muito influente e “espiritual” venha lhe dizer algo contrário à Palavra, devemos sempre seguir a Palavra e deixar o que as pessoas falam de lado!

De acordo com isto, vemos em Tehilim o Salmista falando a respeito daqueles que preferem as doutrinas de homens do que as doutrinas de YHWH.

"Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio[בָּטָֽחְתִּי - bãtãcheti] em YHWH."
Tehilim/Salmos 31.6

Aqui o salmista nos mostra que nossa confiança deve estar em YHWH através do cumprimento da Palavra e não seguirmos vaidades enganosas. Infelizmente, hoje temos muitas religiões pregando “achismos” ao invés de pregar a Palavra. Devemos deixar nossos desejos próprios em segundo plano, pois em primeiro sempre deve ser a confiança em YHWH.

Além de muitas vezes confiarmos mais em homens do que confiamos na Palavra, certos momentos deturpamos nosso entendimento para que o mesmo condiga com a nossa situação. As vezes, por medo de perder o que temos, deixamos de lado a Instrução de YHWH para seguir com nossas vidas.

"Eis aqui o homem que não pôs em Elohim a sua fortaleza, antes confiou[וַ֭יִּבְטַח – wayib’tach] na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade. Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Elohim; confio[בָּטַ֥חְתִּי – bãtach’ti] na misericórdia de Elohim para sempre, eternamente."
Tehilim/Salmos 52.7-8

O que vale mais? A prata e o Ouro? Ou nossa vida diante de YHWH? Quantas pessoas rejeitam aos Mandamentos, pois tem medo de perder o emprego, ou por achar que seus problemas se tornarão maiores ao cumprir os Mandamentos. Logo, a confiança deste pessoa não está em YHWH, mas sim, está em suas riquezas ou na força do seu próprio braço. Confiar em YHWH é entender que os caminhos dele são caminhos seguros, que podem demorar a ter um resultado, mas é um resultado satisfatório. Confiar em YHWH é deixar as minhas necessidades para segundo plano e acreditar que servindo-O, Ele não deixará faltar o que necessito!

Além de deixarmos as necessidades materiais para segundo plano, devemos também andar em integridade independente da situação que você se encontra. Mas e se você for forçado a dar um falso testemunho? E se te disserem que este falso testemunho é em prol de uma boa causa?

"Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam[בָּט֤וֹחַ - bãtowach] na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a Iniqüidade."
Yesha’yãhu/Isaías 59.4

O que mais acontece hoje em dia é “uma mentirinha por uma boa causa”. Muitas pessoas acham que não há problemas em contar uma história falsa se as suas intensões são boas, mas o grande problema é que as pessoas não conseguem enxergar o resultado final de suas ações. Aqueles que mentem por uma boa causa, estes não estão confiando em YHWH, mas estão confiando em vaidades.

Deixo uma pergunta aqui a você! Em quem você confia? Em YHWH? Ou no engano?

"Confia[בְּטַ֣ח - betach] em YHWH de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento."
Mish’lê/Provérbios 3.5

Observe a relação entre a confiança e o entendimento. Isto nos mostra que a confiança está ligada com o entendimento da Palavra. Portanto, é impossível termos uma confiança plena em YHWH se não conhecemos sua palavra. E não é apenas conhecer a Palavra, mas o mais importante é estarmos firmes em nosso entendimento.

É até possível dizermos que confiamos em YHWH no sentido de esperarmos pela sua providência, mas sem uma confiança total, ou seja, conhecimento, retidão e esperança não teremos Seu apoio.

Quando confiamos em YHWH, Ele se torna para nós um porto seguro. Estamos seguros Nele, pois confiamos em YHWH.

"Levantai-vos, mulheres, que estais sossegadas, e ouvi a minha voz; e vós, filhas, que estais tão seguras[בֹּֽטח֔וֹת - bot’choth], inclinai os ouvidos às minhas palavras."
Yesha’yãhu/Isaías 32.9

Aqui vemos o termo bãtach no plural sendo aplicado à mulheres que estão em segurança. Aplicando este sentido de segurança à nossa confiança em YHWH, entendemos que devemos estar firmes em nosso entendimento a respeito de YHWH, e não deixar que superstições ou crenças vãs nos conduzam.

E seguindo esta idéia de segurança, vemos em Mish’lê/Provérbios e em Shoph’tim/Juízes o termo aplicado a uma terra segura.

"Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro[בּוֹטֵֽחַ - bote’ach]."
Mish’lê/Provérbios 11.15

"Quando lá chegardes, vereis um povo confiado[בֹּטֵ֗חַ - bote’ach], e a terra é larga de extensão; porque Elohim vo-la entregou nas mãos; lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra."
Shoph’tim/Juízes 18.10

Este povo confiado significa “povo que habita em segurança”. Obviamente, o texto não está tratando da confiança em YHWH, mas é necessário entender toda a amplitude da compreensão da palavra bãtach. Quando entendemos toda a extensão do seu compreendimento, podemos aplicá-la melhor no nosso dia-a-dia.

Se ao confiar em YHWH você vai estar em um porto seguro, isto também não quer dizer que Ele vai também lhe abençoa?

"Porque YHWH Elohim é um sol e escudo; YHWH dará favorecimento e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. YHWH dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança[בֹּטֵ֥חַ - bote’ach]."
Tehilim/Salmos 84.11-12

Já em Tehilim, vemos a relação da confiança com uma vida de retidão. Afinal, o salmista primeiro diz as bem-aventuranças e em seguida, qualifica do bem-aventurado. YHWH não apenas assegura os que Nele confiam, mas também abençoa! Portanto podemos dizer que “confiar é esperar bênçãos”? Bom, eu prefiro pensar que as bênçãos são consequência da nossa confiança!

"O que confia[בּוֹטֵ֣חַ - bote’ach] no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo."
Mish’lê/Provérbios 28.26

Para compreender o pãsuq acima, é necessário que você leia os materiais O conceito Tanaico de “Coração” e *[O conceito Tanaico da “Sabedoria”]*.

Mas resumindo, o coração é uma figura que representa o entendimento. Logo, aqueles que confiam no próprio entendimento são insensatos, mas a salvação vem para aqueles que andam em sabedoria (sabedoria refere-se a nossa conduta diante da revelação de Elohim para nós).

Portanto, temos aqui uma referência que nos mostra que a confiança deve ser bem direcionada. E que nosso próprio entendimento pode ser enganoso, por isso, devemos buscar através da Palavra o entendimento correto e a direção para nossas vidas.

Conclusão

O que nós podemos analisar após este estudo?

  • Confiar não é apenas crer na existência do Eterno;
  • Confiar é viver em obediência;
  • Confiar é deixar de lado nosso entendimento e buscar o esclarecimento que vem de YHWH;
  • Confiar é crer que YHWH está no controle de todas as coisas;
  • Confiar em YHWH é Tê-lo como nosso porto seguro;
  • Os que semeiam a confiança, colhem os frutos da benção.

Agora fica a pergunta! “Confiar no Eterno” é apenas esperar por milagres? Se você quer um milagre, qual é o seu papel em primeiro lugar?

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis