Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
O Anticristo

Anticristo é um termo que desperta a curiosidade de muitos religiosos e estudiosos da bíblia. Mas quem é o Anticristo? O que esta personagem tem como objetivo? Quando vai se manifestar? Vamos explorar as escrituras e ver o que a mesma tem a nos revelar. 

 

Definição 

 

O termo "Anticristo" aparece unicamente nos textos da Berith Chadhãshãh (vulgo Novo Testamento), e algo mais interessante ainda, é que este termo é encontrado exclusivamente nos livros de Yochãnãn Alef wBeth (1 e 2 João). 

 

O termo "Anticristo" é uma transliteração do Grego (ἀντίχριστος - antichristos) que é a junção de duas palavras gregas: 

 

  • ἀντί: Anti significa - em lugar de, em retorno à, contra algo, em oposição, em substituição de, etc; 

  • Χριστός: Christos significa - o apontado, o ungido, o messias; 

 

Portanto, "Anticristo" tem cujo significado "aquele no lugar do Messias", "aquele contra o Messias", "aquele que substitui o Messias", logo "Anticristo" significa "Falso Messias". Conceitualmente, o Falso Messias e o Anticristo não se trata de figuras separadas, mas sim, de uma mesma personagem. 

 

Analisando a Berith Chadhãshãh 

 

Muitos atualmente acreditam que "Anticristo" representa um homem que negará o Messias, isto inspirado no seguinte texto de Yochãnãn (João). 

 

"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Yeshua é o Ungido? É o Falso Messias [ἀντίχριστος - antichristos] esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai." 
Yochãnãn Alef/1 João 2.22-23 

 

Certamente, um dos aspectos do Falso Messias é negar o Verdadeiro, mas não é o único. Um ponto importantíssimo nos versículos acima é o caráter do Falso Messias. Yochãnãn pergunta "Quem é o mentiroso?". Esta pergunta define um dos aspectos do Falso Messias, pois este nega Yeshua através da mentira, e isto Yochãnãn reforça em seu outro livro. 

 

"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Yeshua o Ungido veio em carne. Este tal é o enganador e o Falso Messias[ἀντίχριστος - antichristos]." 

Yochãnãn Beth/2 João 1.7 

 

Podemos perceber que este Falso Messias é um agente que opera através do engano e da mentira. Porém, existe algo muito importante no versículo acima, "já muitos enganadores entraram no mundo", ou seja, o Falso Messias não é uma figura que surgirá no fim dos tempos como muitos pensam, mas este já se encontra neste mundo desde o início do anúncio das Boas Novas. Portanto, nossa busca não deve ser por um homem que surgirá, mas por algo que já existe entre nós. 

 

Agora muitos podem se perguntar, que homem existe desde o principio do evangelho e está vivo até hoje? Ora, siga o meu raciocínio caro leito. Na Bíblia vemos a "Mulher" representando toda a congregação dos justo, não é? Então, por que o "Falso Messias" será apenas um homem? Se a "Mulher" representa um corpo dos justos, o "Falso Messias" também deve representar o corpo dos iníquos. Agora, será que este raciocínio deste que vos escreve tem base bíblica? Vejamos. 

 

"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Yeshua o Ungido veio em carne. Este tal é o enganador e o Falso Messias[ἀντίχριστος - antichristos]." 

Yochãnãn Beth/2 João 1.7 

 

"Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Yeshua é o Ungido? É o Falso Messias [ἀντίχριστος - antichristos] esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai." 
Yochãnãn Alef/1 João 2.22-23 

 

Observe que os versículos que nós já analisamos nos revela isto, o Falso Messias não é um homem, mas sim, um corpo de pessoas que operam o engano e a mentira. Qualquer pessoa que nega o Filho, opera a mentira, e isto é o Falso Messias. Mas o que é negar? Seria simplesmente dizer que Yeshua nunca existiu? Seria simplesmente dizer que Yeshua não é o Messias? Yochãnãn também responde! 

 

"E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." 
Yochãnãn Alef/1 João 2.3-4 

 

Portanto vemos, aqueles que não guardam os mandamentos, estes são mentirosos. Logo, o Falso Messias é um corpo de pessoas que dizem seguir o Messias, mas, neles operam a mentira, pois estes não guardam os mandamentos que o Messias instruiu. 

 

Além deste corpo chamado "Falso Messias" não guardar os seus mandamentos, existe algo além que devemos considerar. Lembra-se no inicio deste artigo, onde definimos o significado de "Antichristos"? Uma das definições era "Contra o Messias", ou seja, o Falso Messias é aquele que se opõe ao Verdadeiro. Neste momento, a maioria dos leitores pensarão: "Quais pessoas ou instituição se posicionam contra o Messias?". A questão não é tão simples assim, pois afinal, o Falso Messias não opera tão descaradamente, mas ele é sutil. E como já vimos no texto de Yochãnãn, a mentira deste Falso Messias está ligada aos Mandamentos, logo, o Falso Messias se trata de um corpo que rejeita os mandamentos do Messias. 

 

Vejamos primeiro o que o Tanakh (vulgo Velho Testamento) tem a dizer a respeito da missão do Messias. 

 

"E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão." 
Yechez'qel/Ezequiel 37.24 

 

Observe que Davi aqui é uma figura do Messias que viria, e o Messias seria um Pastor que ensinaria o Povo a andar no Juízo e guardar os estatutos de YHWH. Será que a Berith Chadhãshãh está em conformidade com a profecia? Claro que está! 

 

"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê." 
Rummanyah/Romanos 10.4 

 

Espera um pouco. A profecia falava que o Messias instruiria o povo a guardar os estatutos, ou seja, a Lei (Torãh). Mas em Romanos fala que o Messias finalizou a Lei? Calma caro leitor, Paulo não está dizendo que o Messias finalizou a Lei (Torãh), mas ele está dizendo que a finalidade do Messias é a Lei. E isto é comprovado pelo texto Grego. 

 

τέλος γὰρ νόμου Χριστὸς εἰς δικαιοσύνην παντὶ τῷ πιστεύοντι. 

 

Telos gar nomou Christos eis dikaiosynen panti to pisteuonti 

 

"Certamente, a finalidade do Ungido é a Lei, isto é justiça para todo aquele que crê" 

Rummanyah 10.4 (Tradução livre) 

 

O termo grego Telos significa finalidade, objetivo, etc. Infelizmente muitos são ensinados de forma errada, mas o que o versículo realmente diz, é que o Ungido ou o Messias veio para nos instruir na Lei, uma instrução pura, sem o fermento das tradições farisaicas. 

 

Agora sim nós temos as duas peças se encaixando. O Tanakh que diz que o Messias instruiria o Povo a seguir a Lei, e a Berith Chadhãshãh comprovando que Yeshua veio para nos ensinar a cumprir a Lei. 

 

Portanto caro leitor, se o Messias tem por objetivo ensinar suas ovelhas a guardarem os mandamentos, o Falso Messias, que se opõe ao Verdadeiro, tem por objetivo afastar o Povo da obediência. 

 

Caro leitor, o Falso Messias é um corpo muito sutil, muitos não são capazes de enxergar, mas Yochãnãn nos mostrou que o Falso Messias é um enganador e mentiroso, também sabemos que este opera fazendo-se de servo do Messias, mas na realidade, como Yochãnãn disse, se não guarda os mandamentos, então este é mentiroso. E além de tudo isto, este Falso Messias tem se posicionado contra os mandamentos de YHWH. 

 

Caro leitor, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Quem atualmente diz servir ao Messias, mas não cumpre os mandamentos e ainda diz que os que estão debaixo da Lei estão debaixo de maldição? Creio que você já tem a sua resposta. 

 

Alguns podem pensar: "Como pode haver tantos milagres em minha religião se esta é falsa?". Yeshua responde! 

 

"Porque surgirão falsos messias e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." 
Mattith'yãhu/Mateus 24.24 

 

Caro leitor, leia novamente, e leia mais outra vez o versículo acima. Muitos infelizmente correm atrás de sinais e prodígios, mas poucos estão buscando a verdade contida nas escrituras. Por isso, o Falso Messias tem enganado a muitos, e continuará enganando, enquanto o desejo de servir for menor que o desejo de receber bênçãos. 

 

Caro leitor, não se deixe enganar e nem faça parte deste corpo chamado Falso Messias, aparta-te deste meio e seja parte do corpo dos justos. Afinal, a sua posição define quem você é, pois assim a Palavra também diz: 

 

"Os que deixam a lei louvam o ímpio; porém os que guardam a lei contendem com eles." 
Mish'lê Hayamim/Provérbios 28.4 

 

Não seja como o ímpio, não esteja entre os ímpios, mas contenda com o ímpio, observando os mandamentos e vivendo aquilo que as escrituras nos ensina. 

 

Conclusão 

 

Com um breve resumo, vimos até aqui: 

 

  • Antichristos significa aquele que se opõe, aquele que substitui, etc; 

  • O Falso Messias já está neste mundo desde o princípio do evangelho; 

  • O Falso Messias não é um homem, mas um corpo de pessoas; 

  • O Falso nega o Verdadeiro, negando seus ensinamentos; 

  • O Verdadeiro veio para ensinar a obediência através da Lei; 

  • O Falso veio para ensinar que a Lei é ruim. 

 

Caro leitor, sua busca pelo Anticristo ou Falso Messias acabou, e agora você já tem o entendimento e discernimento para reconhecê-lo. Agora que você já o conhece, o que você irá fazer? 

 

Acesse o site www.yeshuamelekh.com.br e procure-nos no Facebook pois podemos lhe ajudar, e você não estará só.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis