Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
A Circuncisão do Coração

Atualmente um dos carros chefes das religiões para dizer que a circuncisão não deve mais ser praticada é dizer que a circuncisão do coração substituiu a circuncisão da carne. Mas será mesmo que uma substituiu a outra? O que seria a circuncisão? E o que seria a circuncisão do coração? O mais interessante que os que defendem que a circuncisão do coração substituiu a circuncisão da carne mal sabem definir o que é ter um coração circuncidado.

Antes de iniciar a leitura deste artigo, para que o leitor tenha uma base mais solida, sugiro a leitura do artigo a seguir: O conceito Tanaico de Coração

Definição

Conforme podemos ver no artigo O conceito Tanaico de Coração, no Tanakh coração é o centro dos pensamentos, entendimentos, etc. Portanto, circuncidar o coração é circuncidar o entendimento. Mas o que é circuncisão?

Berith Milãh (בְּרִית מִילָה) é a cerimônia feita para a circuncisão. A tradução deste termo é literalmente “Aliança da Circuncisão”, e também é comumente compreendido como “Aliança na Carne”. Este termo não existe no Tanakh, mas ele foi extraído a partir do pãsuq abaixo:

"Esta é a minha aliança[berithi - בְּרִיתִ֞י], que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado[himmol - הִמּ֥וֹל]."
Bereshith/Gênesis 17.10

A raíz de circuncisão no Hebraico é mul (מוּל) que também significa cortar, separar, etc.

A circuncisão do coração não recebe um nome próprio pois a mesma não tem uma cerimônia para a realização desta circuncisão, uma vez que esta não pode ser operada de forma externa, mas é operada de forma interna, pela própria pessoa, em seu intelecto.

Compreendendo o significado

Agora que já entendemos basicamente o que é cada palavra, podemos já entender o que seria uma circuncisão no coração. Se circuncisão da carne significa remover parte carne, logo, a circuncisão do coração (pensamento/intelecto) seria remover parte do coração (pensamento/intelecto). Mas como assim remover parte do pensamento? Como a circuncisão da carne é remover uma parte desnecessária, a do coração é remover a parte desnecessária de nossos pensamentos e entendimento.

"E YHWH teu Elohim circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares YHWH teu Elohim com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas."
Devãrim/Deuteronômio 30.6

Conforme vemos no pãsuq acima, YHWH circuncidará, ou seja, removerá todos os pensamentos injuriosos, todo entendimento desnecessário, para que foquemos em YHWH, e estejamos com o nosso entendimento entregue apenas para YHWH, e não para as demais coisas que nos afasta Dele.

A nova circuncisão substituiu a velha?

Acreditar que a circuncisão do coração substituiu a circuncisão da carne é uma verdadeira falta de conhecimento das escrituras. Já citamos aqui um pãsuq onde mostramos na Torãh (lei) a circuncisão do coração, mas vamos citar outro como forma de mandamento.

"Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz."
Devãrim/Deuteronômio 10.16

Mas como a circuncisão do coração pode substituir a circuncisão da carne se ambas estão na Torãh (lei) do Eterno? Como Ele pode instituir a circuncisão na carne através da lei, e algumas páginas depois, ele já substitui pela circuncisão do coração? Certamente isso não faz o menor sentido!

Além de encontrarmos na própria Torãh (Lei) a respeito da circuncisão do coração, temos também este tema sendo abordado em outros pontos do “Velho Testamento”, como Yir’meyãhu (Jeremias), por exemplo.

"Circuncidai-vos à YHWH, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Yehudhãh/Judá e habitantes de Yerushãlãyim/Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras."
Yir’meyãhu/Jeremias 4.4

Portanto, a circuncisão no coração não é uma novidade e nem algo que surgiu para substituir o “velho”, mas sim, algo complementar. A circuncisão na carne não é nada, se não há a circuncisão no coração, pois a falta de um, torna o outro inútil, assim como deixa claro Shã’ul haShaliãch (Paulo, o emissário).

"A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Elohim."
Curintayah Alef/1 Coríntios 7.19

Ora, os mandamentos não mandam circuncidar? O que Shã’ul realmente está dizendo é que a circuncisão por si só não é nada, pois juntamente à circuncisão, é necessário cumprir os demais mandamentos. Aqueles que estão circuncidados, mas estão a margem dos demais mandamentos, estes nulificaram sua circuncisão pela desobediência dos demais mandamentos. Mas os que obedecem ao mandamento, além de circuncidar a carne, também estão circuncidando o coração.

A circuncisão do coração é uma testemunha do poder e conhecimento de YHWH. Muitas pessoas estão preocupadas com o sinal na carne, outras estão preocupadas com sua aparência de santidade, com os símbolos que carregam, etc. Mas YHWH vê além da carne e aparência, YHWH vê o entendimento das pessoas e sonda seus pensamentos. A circuncisão no coração é um mandamento que exige de nós um equilíbrio, entre o sinal que devemos carregar em nosso corpo, e o sinal que devemos carregar em nosso intelecto. Quem despreza um e aceita o outro não está em equilíbrio, pelo contrário, este está carregado de um dogma que o leva para longe da presença de YHWH.

Conclusão

Vamos ver em um simples resumo tudo o que foi visto neste estudo.

  • A circuncisão do coração é um conceito abstrato;
  • É um mandamento;
  • Não é um novo conceito;
  • Não substitui a circuncisão na carne;
  • Conceito difundido pelos profetas do Tanakh;
  • Um complementa o outro.

Os circuncisos de coração são aqueles que aceitam a verdade através das escrituras, por amor de YHWH. Rejeitar as escrituras é declarar não ser circuncidado em seu coração e ainda pior, declarar não amar verdadeiramente YHWH.

"E YHWH teu Elohim circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares YHWH teu Elohim com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas."
Devãrim/Deuteronômio 30.6

Permita que YHWH lhe circuncide o coração, aceitando a palavra que Ele mesmo nos revelou através de Mosheh, seu servo!

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis