Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Reflexões
Profetiza!

Vemos dentre as religiões um grande movimento de profetização, e muitas pessoas aderem à tal movimento. Alguns incorrem nesta prática para se sentirem especiais e ungidos, outros por acreditarem que se “profetizar” então se “cumprirá”, e outros por buscarem ver suas igrejas cheias.

Independente da motivação, esta é uma prática pecaminosa, quando uma pessoa profetiza sem que YHWH lhe tenha revelado e vamos entender melhor esta questão.

Toda profecia e revelação vêm de YHWH, e o Homem não pode revelar nada por si só, apenas pode revelar se YHWH revelar ao Homem. Se um Homem profetiza, este mesmo está utilizando o nome de YHWH.

Em nossa constituição, utilizar o nome de outra pessoa pode ser caracterizado como estelionato, falsidade ideológica, e em outras palavras, crime. Se você utiliza falsamente o nome de uma pessoa, você responderá perante os Homens pelo seu ato. E se você utilizar o nome de YHWH sem que Ele tenha lhe permitido, a quem você responderá? Responderá diante de todos os Seus santos!

"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome dos deuses, esse profeta morrerá."
Devãrim/Deuteronômio 18.20

Profetizar em nome de YHWH, sem que YHWH lhe tenha revelado, é definir ao acaso as possibilidades de cumprimento. Porém, se sua “profecia” não se cumprir, é o nome de YHWH que está sendo prejudicado, pois este “profeta” faz de YHWH um falso Elohim. Por isto, quem tem temor de YHWH não profetiza por sua própria conta, mas antes busca sua revelação nas Escrituras e vive uma vida de obediência.

O que leva uma pessoa a profetizar falsamente?

Já reparou que em toda a Escritura os falsos profetas profetizavam coisas boas e os verdadeiros profetizavam castigo e punição?

(Falsos profetas)
"Então o rei de Yisrã’el reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei."
Melãkhim alef/1 Reis 22.6

(O verdadeiro profeta)
"Então disse ele: Vi a todo o Yisrã’el disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor; e disse YHWH: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa. Então o rei de Yisrã’el disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?"
Melãkhim alef/1 Reis 22.17-18

Infelizmente esta é a dura realidade, muitos querem desfrutar de um status dentro do circulo religioso, e para isto, muitos estão dispostos a “profetizar” para trazer o agrado aos ouvintes. Estes falsos profetas sempre profetizarão coisas boas, pois isto é o que as pessoas buscam dos profetas, assim como também vemos nas escrituras.

"Então disse o rei de Yisrã’el a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar à YHWH; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim."
Melãkhim alef/1 Reis 22.8

Mas observe que o verdadeiro profeta não está preocupado em agradar e proferir coisas boas, mas sim, este está preocupado em profetizar aquilo que YHWH lhe revelar.

"Porém Micaías disse: Vive YHWH que o que YHWH me disser isso falarei."
Melãkhim alef/1 Reis 22.14

Este é o verdadeiro profeta, o que não é bajulador, mas sim, que corrige e instrui para a verdade de YHWH.

Agora muitos podem se perguntar: “Então os verdadeiros profetas proferirão apenas castigo e punição?”.

Certamente os profetas também tinham a função de proferir bênçãos, libertação e recompensas futuras, mas o que vemos nas escrituras, é que o principal objetivo das profecias era advertir o povo de YHWH para a correção.

"E YHWH advertiu a Yisrã’el e a Yehudhãh, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas."
Melãkhim beth/2 Reis 17.13

O principal objetivo da profecia é a correção, pois afinal, as promessas de bênçãos estão vinculadas à obediência.

"Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto; E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada. E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco. E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova. E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará. E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Elohim, e vós me sereis por povo. Eu sou YHWH vosso Elohim, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos."
Wayiq'rã/Levítico 26.3-13

O principio é bastante simples, a benção vem pela obediência, e a profecia vem para a correção. Mas isto também não quer dizer que todo aquele que lhe proferir palavras de punição e castigo são verdadeiros profetas, pois o verdadeiro profeta é aquele que exorta o povo à cumprir a Torãh de YHWH.

"Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após os deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto YHWH vosso Elohim vos prova, para saber se amais YHWH vosso Elohim com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o YHWH vosso Elohim andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis."
Devãrim/Deuteronômio 13.1-4

Portanto, guardem-se dos falsos profetas e não se deixem levar pelo mover do engano, pois é a YHWH que estes prestarão contas!

"E disse-me YHWH: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam. Portanto assim diz YHWH acerca dos profetas que profetizam no meu nome, sem que eu os tenha mandado, e que dizem: Nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome, serão consumidos esses profetas. E o povo a quem eles profetizam será lançado nas ruas de Yerushãlayim, por causa da fome e da espada; e não haverá quem os sepultem, tanto a eles, como as suas mulheres, e os seus filhos e as suas filhas; porque derramarei sobre eles a sua maldade."
Yirmiyãhu/Jeremias 14.14-16

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis