Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Reflexões
Os pilares da oração

Em hebraico Tephillãh (תְּפִלָּה) significa Oração, Prece ou Reza. A tephillãh é algo muito comum entre os religiosos mas é algo que poucas vezes buscamos aprender e aperfeiçoar.

Sabe aquela pessoa que toda vez que você vai conversar, a pessoa chega sempre com a mesma conversa? É chato né? E se você for este tipo de pessoa com YHWH? E se todas as vezes que você vai fazer uma tephillãh, você só fala as mesmas coisas? E se todas as vezes que você faz uma tephillãh, você apenas reclama das coisas que você não tem ou das coisas que deram errado?

Enquanto algumas vivem reclamando, outras vivem buscando bens materiais e conquistar posses, e por conta disso, suas orações estão centradas apenas em pedir, pedir e pedir. E é exatamente por isso que Yeshua nos ensina a fazer nossas tephilloth.

"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal;"
Mattyth'yãhu/Mateus 6.9-13

Yeshua não está nos ensinando a ficar repetindo toda vez esta mesma tephillãh, mas ele está nos mostrando aqui os pilares da tephillãh.

1

Pai nosso, que estás nos céus

Identificando o nosso Senhor

2

santificado seja o teu nome

Exaltando o nome de YHWH

3

Venha o teu reino

Busca pelo reino vindouro

4

seja feita a tua vontade

Reconhecendo a autoridade Dele sobre nossas vidas

5

assim na terra como no céu;

Reconhecendo o domínio Dele

6

O pão nosso de cada dia nos dá hoje

Pedindo a provisão de nossas necessidades.

7

E perdoa-nos as nossas dívidas

Pedindo a misericórdia a respeito dos nossos pecados

8

assim como nós perdoamos aos nossos devedores

Reconhecendo o mandamento e praticando-o

9

E não nos conduzas à tentação

Pedindo forças para vencer nossas inclinações ao mal

10

mas livra-nos do mal

Pedindo o livramento


Seguindo estas recomendações, poderíamos fazer nossa tephillãh da seguinte forma:

YHWH Elohenu, Elohim de Yisrã’el. Bendito seja o Teu Santo Nome, exaltado seja sua glória e poder. Conduza o teu Povo às veredas antigas para que possamos alcançar Sua presença e Seu Reino. Dê-me a sua instrução para que eu possa mostrar aos meus familiares os caminhos para a santidade. Ajude-me Senhor, pois preciso de um novo emprego e preciso comprar uma nova cama. Perdoe-me, pois hoje falei coisas desnecessárias ao meu gerente, reconheço que errei e vou me reconciliar com ele amanhã. Não deixe que eu me torne uma pessoa grosseira, mas dê-me sempre a visão para enxergar os meus próprios excessos para que eu possa ter paciência e autocontrole. E não permita que fofocas criadas no meu trabalho venham me causar uma demissão e deixar uma mancha na minha carteira de trabalho. Que os maus tropecem em sua própria maldade e que os justos colham os frutos de seus atos”.

Criei uma situação hipotética e montei uma tephillãh espontânea a respeito destes eventos hipotéticos. Do mesmo modo, você pode pegar o que ocorreu no seu dia-a-dia e fazer a sua tephillãh, mas fazendo a tephillãh não apenas reclamando dos seus problemas, e nem apenas pedindo, mas seguindo os 10 pilares conforme Yeshua nos ensinou.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis