Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Artigos
O que é Leviatã?

Leviatã, ou como no Hebraico (לִוְיָתָן - Liw'yãthãn) é um ser mitológico que também é encontrado no Tanakh, sendo que muitas religiões atribuem a figura de Leviatã à um demônio. Este termo é encontrado 6 vezes no Tanakh e nenhuma vez nos textos da Berith Chadhãshãh. 


Conforme a mitologia, Leviatã é um ser aquático de grandes proporções que vive nos mares e oceanos. Este ser foi bastante divulgado por navegantes ao longo da idade média e na mitologia fenícia este era o deus do caos, sendo retratado por um crocodilo. 


Analisando o Tanakh 


Vamos começar nossa analise a partir do primeiro ponto onde encontramos este nome. 


"Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam o dia, que estão prontos para suscitar o seu pranto[Liw'yãthãn]." 
Iyov/Jó 3.8 


As traduções cristãs normalmente trazem um sentido figurado para este termo,  pois como Leviatã era o deus do caos, tais tradutores buscaram suavizar na tradução, mas particularmente me agrada mais a tradução encontrada na Bíblia de Jerusalém. 


"Que a amaldiçoem os que amaldiçoam o dia, os entendidos em conjurar Leviatã." 

Iyov/Jó 3.8 (Bíblia de Jerusalém, Paulus 2002) 


Como podemos ver, nos textos de Iyov, vemos que era de conhecimento comum que Leviatã era uma divindade, que era cultuado pelos povos e conforme o contexto, os conjuradores de Leviatã eram pessoas que o idolatravam para buscar o caos e destruição. 


Ainda no livro de Iyov, temos mais uma passagem que fala sobre Leviatã. 


"Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? Podes pôr um anzol no seu nariz, ou com um gancho furar a sua queixada? Porventura multiplicará as súplicas para contigo, ou brandamente falará? Fará ele aliança contigo, ou o tomarás tu por servo para sempre?" 
Iyov/Jó 41.1-4 


Caro leitor, reflita por um momento. Se Leviatã é um demônio, como alguém poderia tentar pescar um demônio? Obviamente Iyov não está falando de um demônio, mas sim de um ser aquático. E como já falamos na introdução, na antiguidade Leviatã era um deus representado por um crocodilo, ou seja, os Homens daquela época, provavelmente ao ver um crocodilo de um tamanho incomum, tomaram-no por uma divindade. O redator de Iyov está zombando desta crença dos estrangeiros, uma vez que esta divindade é um animal irracional, que não pode se comunicar com os homens, e ao mesmo tempo, os homens não podem domina-lo. 


Outro ponto onde devemos prestar uma certa atenção é em Tehilim 74.14. 


"Tu dividiste o mar pela tua força; quebrantaste as cabeças das baleias nas águas. Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto." 
Tehilim/Salmos 74:14 


Como um demônio pode ser feito de alimento para os habitantes do deserto? O Salmista está falando a respeito do milagre na saída do Egito, e demonstra que os deuses das nações não são Elohim, uma vez que YHWH venceu tal divindade e ainda a entregou aos habitantes do deserto. 


E colocando um ponto final a questão, temos Tehilim 104 que nos mostra exatamente o que é Leviatã. 


"YHWH, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno." 
Tehilim/Salmos 104.24-27 


O Salmista deixa bem claro, Leviatã é um animal, formado por Elohim, que habita nos mares e é um animal como qualquer outro animal, que se alimenta e que inclusive o seu sustento vem de Elohim. 


Se Leviatã é um animal, como entender Yesha'yãhu 27 então? 


"Naquele dia YHWH castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar." 
Yesha'yãhu/Isaías 27.1 


Primeiramente não podemos entender um texto profético em seu sentido literal. Mais a frente o profeta diz que os filhos de Ya'aqov/Jacó florescerão como arvores, e isto não é literal, obviamente, o mesmo ocorre aqui. Outro ponto importante que temos que observar no texto, temos 3 figuras dentro deste versículo, o leviatã serpente veloz, o leviatã serpente tortuosa e por fim o dragão. Cada um destes são figuras distintas, e estas figuras são representações simbólicas de homens iníquos conforme podemos ver no versículo anterior. 


"Porque eis que YHWH sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade, e a terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá mais os seu mortos. Naquele dia YHWH castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar." 
Yesha'yãhu/Isaías 26.21; 27.1 


Conclusão 


Como vimos até aqui, Leviatã nada mais é que um simples animal, criado por Elohim e que as nações iniciaram a cultua-lo como uma divindade. Não é de se espantar que o monoteísmo absoluto tem feito Yisrã'el estar afrente dos demais povos, uma vez que os povos criavam deuses, mas Yisrã'el sempre entendeu, não são deuses, mas são obras humanas! 

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis