Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Reflexões
Existe Lãshon Hãra Justificável?

Aos que desconhecem o termo Lãshon hãra, este termo é comumente conhecido dentre os que praticam o judaísmo em todas as vertentes. Lãshon hãra’ (הָרַ֖ע לָשׁוֹן) significa literalmente “lingua má”.

Mas agora fica a pergunta, Lãshon Hãra é justificável? É óbviu que todos dirão: “Não há justificativa para Lãshon Hãra”. Mas o que ocorre na prática condiz com a teoria?

Falando um pouco sobre Lãshon Hãra’, pelo Hebraico temos um conceito interessante a respeito do “Hãra’”. Hãra’ temos o artigo pela letra Hê e temos rã’ que é um adjetivo, ou em alguns casos, substantivo masculino ou feminino. Rã’ (רָע) tem um sentido amplo em seu significado, pois o mesmo significa mal, ruim, ir contra, e até mesmo dano.

Vendo por esta perspectiva, podemos entender que Lãshon Hãra’ pode ser traduzido como “língua danosa”, afinal, um boato, fofoca ou mentira pode trazer danos materiais, físicos e psicológicos. Muitos não se dão conta da forma como suas palavras podem ser danosas. Uma ofensa ou uma mentira podem gerar danos diretos à pessoa, ou até mesmo indiretos, como aparecem no jornal inúmeros casos de fofocas que motivou um grupo de pessoas à agirem de forma violenta.

Na Palavra encontramos a respeito do castigo daqueles que praticam a Lãshon Hãra’.

"Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta. Também Elohim te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes."
Tehilim/Salmos 52.4-5

Também é um mandamento sermos justo em nossas palavras e testemunhos!

"Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa."
Shemoth/Êxodo 23.1

Portanto, aqueles que descumprem o Mandamento e exerce a Lãshon Hãra’, certamente não tem o Temor de YHWH e nem leva em si Seu testemunho.

Muitos gostam de ler as palavras do salmista conforme abaixo, mas poucos se preocupam e não ser a língua enganosa.

"YHWH, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora?"
Tehilim/Salmos 120.2-3

É bom ter em volta de si a paz de não ter fofoqueiros e difamadores ao seu redor, mas, se você não quer tais coisas em sua vida, então não seja você a causar tais problemas na vida dos demais. É aquele velho ditado “não faça com os demais aquilo que você não gostaria que fizessem contigo”, assim como Yeshua também ensina.

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas."
Mattith'yãhu/Mateus 7.12

Apesar de todo o ensinamento bíblico e os ensinamentos dos sábios, muitos que dizem ter o Temor de YHWH ainda praticam Lãshon Hãra’. Estes praticam Lãshon Hãra’ ao pronunciar palavras preconceituosas em relação à outras pessoas, como por exemplo, um caso que o autor deste viu de um ataque à uma pessoa do Nordeste, onde o agressor tentava desqualificar a fé da vítima, pelo simples fato desta pessoa ser nordestina. Teria esta pessoa Temor de YHWH?

Outra prática de Lãshon Hãra’, que inclusive é muito mais comum, é o ato de trazer falso testemunho a respeito de Yeshua. Muitos dos que deixaram o testemunho de Yeshua e seguem o Judaísmo, tendem a praticar Lãshon Hãra’ difamando e distorcendo as palavras de Yeshua. Não concordar teologicamente é uma coisa, mas isolar textos e usá-los de forma contrária para denegrir a imagem de Yeshua também é uma forma de Lãshon Hãra’, pois afinal, no que diferencia isso de uma fofoca? No geral, aqueles que vão fofocar omitem certos fatos para manipular a história em seu favor. Portanto, tal prática é também descumprir o Mandamento!

Pelo simples fato de não aceitarem o Testemunho de Yeshua, muitos pensam que tal Lãshon Hãra’ é justificável ou nem mesmo vêem isto como Lãshon Hãra’. Mas veja bem caro leitor, se você isola textos e distorce as palavras de Yeshua para justificar sua fé, seria a sua fé tão verdadeira assim? É necessário mentir para testificar a verdade?

Portanto, se você distorce algo para justificar a sua fé, você precisa seriamente rever seus conceitos, pois se sua doutrina é verdadeira, a mentira não deveria ser encontrada em sua boca.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis