Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Reflexões
A Palavra ensina o respeito aos animais

Vemos atualmente em jornais, revistas e principalmente em redes sociais maus-tratos e abuso de animais. Mas quem tem temor de YHWH maltrataria um animal?

Vamos analisar um pouco na Torãh o que a mesma diz sobre a relação do Homem, animais e a natureza.

"E disse Elohim: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine[weyir’du] sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."
Bereshith/Gênesis 1.26

O relato da criação já determina claramente a relação do Homem e dos animais. Temos neste pãsuq (versículo) o termo “domine” que no Hebraico é (וְיִרְדּוּ֩ - weyir’du). Weyir’du por sua vez vem da raiz (רָדָה - rãdhãh) que por sua vez significa reinar. Portanto, o termo “dominar” não quer dizer que o Homem pode fazer o que bem lhe apraz aos animais, impondo cargas pesadas ou maus-tratos, mas sim, o Homem deve reinar sobre os animais, governando de forma sábia e respeitosa. Outro ponto importante a respeito deste pãsuq é que o texto diz que somos a imagem e semelhança de YHWH. Portanto, YHWH reina sobre nós desrespeitando seus servos? YHWH reina sobre nós nos impondo um julgo excessivamente pesado? Somos a imagem e semelhança de YHWH para reinarmos sobre os animais assim como YHWH reina sobre nós!

Se analisarmos o relato do dilúvio, vemos algo bastante importante para a nossa analise reflexiva que é a preservação da vida animal.

"E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida."
Bereshith/Gênesis 6.19-20

É um dever do Homem como governante do reino animal preservar a vida e espécies dos animais. No mundo atual, o desejo por bens e lucros tem passado por cima da vida animal, ignorando nosso dever de sermos governantes deles e não inimigos. A raça humana que tem o temor de YHWH, jamais permitiria a extinção de uma espécie, pelo contrário, a preservaria.

Além da preservação da vida animal, temos que ter também a consciência de que podemos ter ajuda animal em nossos trabalhos, mas não podemos sobrecarregá-los e até mesmo devemos dar o descanso para eles.

"Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi, e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua escrava, e o estrangeiro."
Shemoth/Êxodo 23.12

Assim como a nós nos foi dados o Shabbãth, aos animais também foi dado para o descanso e alento para a alma. O que devemos extrair deste mandamento é que não devemos forçar trabalhos excessivamente pesarosos sobre os animais, quem o faz, está inclusive descumprindo o mandamento!

Também vemos na Torãh que nos é permitido tê-los como alimento. Mas precisamos ter a consciência que não podemos sair matando animais sem uma consciência do que estamos fazendo.

"Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro."
Shemoth/Êxodo 12.3-4

Devemos ter a consciência de que aquele alimento foi uma vida. Portanto, não podemos desperdiçar a carne de um animal, mas devemos buscar moderação em relação ao se alimentar.

Com tudo isto, vemos que vivemos em um mundo que necessita do temor de YHWH até mesmo na sua relação com os animais. As grandes indústrias alimentares que maltrata animais com o objetivo de fazê-los crescer e torná-los “bons produtos”, as grandes indústrias da moda que extingue espécies animais para trazer ao consumidor um belo casaco que ficará mais no guarda-roupas do que servirá de vestimenta, e até mesmo os casos isolados de maus-tratos, onde pessoas matam, batem ou estressam um animal apenas por diversão. Todos estes casos e muitos outros são de pessoas que precisam de mais temor de YHWH.

Portanto caro leitor, esta reflexão não tem por objetivo te limitar a não consumir isto ou aquilo, mas tem por objetivo mostrar que todo e qualquer maltrato aos animais deve ser removido de sua conduta se você realmente tem o temor de YHWH.

Material produzido por: Edenyah ben Adam
Conecte-se conosco no Facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no Twitter
Se inscreva em nosso Canal
Nação Sacerdotal Yeshua Melekh
Proibida a reprodução sem o consentimento dos responsáveis